Translate

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Coq au Vin


Esse friozinho gostoso pede um prato mais temperado e um vinho, não é mesmo?
Com isso em mente pensei: uhm ...Coq au vin !!! Além do que, ele seria perfeito para o "Desafio dos Pratos Novos" que comecei em maio....pesquisa daqui, assisti youtube de lá ....e cheguei na receita abaixo.
Podem fazer sem medo .... sucesso garantido!

Ingredientes:
- 50 g de manteiga com sal (separada em duas partes)
- 100 g de bacon em fatias cortado em pedaços pequenos
- 6 sobrecoxas
- 1 cebola grande picada
- 12 cogumelos paris (+ ou - o que vem em uma caixinha quando você compra ele fresco) cortados em quatro ou ao meio se forem pequenos
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de molho de tomate
- 250 ml de vinho tinto (por favor, nada de vinho passado ...algo simples que você beberia no dia a dia é um bom começo...rs)
- 1 colher de sopa de açúcar
- 300 ml de caldo de galinha (ou água e tempero equivalente)
- sal e pimenta

Modo de fazer:
Tempere o frango com sal e pimenta dos dois lados e reserve.
Aqueça metade da manteiga na panela de pressão e frite o bacon. Quando estiverem douradinhos retire-os de dentro da panela e reserva.
Na mesma panela, doure o frango dos dois lados (doure mesmo, com vontade ...sem isso de frango desbotado!!!). Depois adicione a cebola e cozinhe por uns 8 minutos.
Adicione os cogumelos, o bacon reservado e o alho, cozinhe por mais alguns minutos. Misture de vez em quando, mas não demais para não despedaçar seus ingredientes.
Em uma vasilha misture a farinha com a outra metade da manteiga até formar uma pasta que você adicionará na panela, misturando com o caldo e deixando cozinhar uns 2 minutos.
Por fim, adicione o molho de tomate, o vinho, o açúcar e o caldo de galinha.
Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por uns 30 minutos (ou até ficar macio).
Após cozinhar verifique se a consistência do molho está como você gosta (se prefere mais grosso deixe apurar o caldo ou adicione um pouquinho de água se quiser mais líquido).
Ao final verifique o sal e a pimenta e pode servir.
Purê de batatas, ou elas no forno são acompanhamentos ótimos ....mas se estiver com preguiça...acredite ...pão é uma ótima opção !!!

Espero que gostem.









Nenhum comentário:

Postar um comentário