Translate

domingo, 4 de agosto de 2013

Pão Vienense

O pão vienense é uma receita tradicional muito antiga. Leva ovo e manteiga, então a massa fica mais macia. Esta receita foi testada hoje (03/ago/13). Simplifiquei um pouco a receita original (Vienna Bread, in The Bread Baker's Apprentice: Mastering the Art of Extraordinary Bread, Peter Reinhart) e funcionou muito bem.

Se quiser fazer no sábado ou domingo, prepare-se no dia anterior, sexta-feira ou sábado à noite, e começe com a massa do pâte fermentéeDá para fazer na mão, mas uma batedeira planetária KitchenAid é tudo de bom para fazer pão!

Pâte fermentée
  • 2 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 2/4 col. chá de sal
  • 1/2 col. chá de fermento para pão instantâneo (usei fermento Fleischmann Biológico Seco Instantâneo)
  • 3/4 xíc. de água filtrada ou mineral (o cloro da água da torneira é péssimo para o fermento) 
Misture a farinha, sal e fermento na tigela da batedeira. Colocar para bater na velocidade 1 e adicionar a água.  Passar para velocidade 2 e bater por uns 4-5 minutos. Ajustar com água ou farinha até obter uma massa homogênea. Não pode ficar dura e seca. Se não tiver certeza do ponto, prefira deixar grudenta.
Cobrir a tigela com um plástico e deixar crescer por 1-2 horas à temperatura ambiente. Colocar a tigela na geladeira até o próximo dia.


Pâte fermentée pronto para usar


Massa do pão
  • mistura do pâte fermentée (aprox. 3 xíc.)
  • 2 2/3 xíc. farinha de trigo
  • 1 col. chá açúcar cristal
  • 1 col. chá sal
  • 1 col. sopa fermento para pão instantâneo
  • 1 ovo grande (batido com um garfo)
  • 1 col. sopa manteiga (sem sal) na temperatura ambiente ou derretida
  • 3/4 xíc. água filtrada


Início da mistura
Remover o pâte fermentée da geladeira e deixar chegar à temperatura ambiente antes de usar (1-2 horas).
Misturar os ingredientes secos em uma vasilha (farinha, açúcar, sal, fermento). Acrescentar à massa do pâte fermentée na tigela da batedeira. Adicionar o ovo batido e manteiga derretida.



Massa pronta para crescer


Bater na velocidade 1 até a massa incorporar a farinha. Bater na velocidade 2 por 6-8 minutos. Se precisar, ajuste com farinha ou água. A massa fica elástica e macia quando pronta, sem ficar grudenta.










Massa no recipiente untado

Transferir a massa para uma vasilha untada com óleo para que não grude nas paredes durante a fase de crescimento. Passar óleo na tampa do recipiente também. Deixar crescer à temperatura ambiente por 2 horas ou até dobrar de tamanho.





Massa crescida e pronta para moldar

Neste momento, você pode escolher se vai fazer dois pães grandes ou vários pães pequenos. Escolhi fazer vários pães pequenos. Transferi a massa para uma superfície enfarinhada e cortei com uma faca de serra em 12 partes iguais.



Rolar cada porção sobre a mesa e fazer um sulco no meio com a mão. Dobrar as laterais para o centro e rolar a massa novamente. Isso faz um pistolet (torpedo). Se achar complicado, pode rolar a massa entre as duas mãos abertas e fazer no formato de bolihnas (boule). Colocar os pães em assadeira a uma certa distância uns dos outros porque a massa vai ainda crescer mais uma vez antes de assar (1-1:30 h, temperatura ambiente, cobertos com um pano). Os pães devem crescer até quase o dobro do tamanho antes de assar. Logo antes de assar, polvilhar um pouco de farinha sobre a superfície dos pães (use uma peneira fina e farinha integral) e fazer um corte com uma gilete no comprimento dos torpedos ou em cruz nos boules. Este corte faz a massa abrir um sulco durante o assado e o pão fica mais "charmoso".




Pistolet

Pães na assadeira para crescimento final
Pães prontos para assar

Assar
Pré-aquecer o forno a 230 C. Colocar uma assadeira pequena com 1 xícara de água na base do forno. Isso vai criar vapor no forno e os pães vão criar uma crosta mais grossa. Quando o forno estiver na temperatura final, coloque mais 1/2 xícara de água quente na assadeira e imediatamente coloque os pães para assar (vale a pena comprar um termômetro de forno, se não tiver um - isso ajuda muito). Asse a 230 C por 10 minutos e abaixe a temperatura para 200 C. Asse por mais 40-45 minutos ou até os pães começarem a cheirar bem e ficarem bem corados. Na dúvida, basta bater na superfície do pão com a mão e se ouvir um som oco, está assado.
Retire os pães da assadeira e deixe esfriar sobre um aramado antes de guardar em um saco de papel.


Uma dica - é mortal querer experimentar uma fatia de pão quente com manteiga. Nem tente, senão lá se vão uns dois pães inteiros e meio pote de manteiga de uma só vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário