"Leonardo é Leonardo, me disse o Doutor
Ele faz o que bem quer e está tudo bem
Infelizmente é que na lei dos homens
A gente vale o que é e somente o que tem
Ele tem imunidade pra dar quantos quiser
Porque é rico, poderoso e não perde a pose
E você que é pobre, favelado, só deu 2 vai ficar grampeado no 12, iiiiii....
Se Leonardo Dá Vinte, por que é que eu não posso dar 2?"
Gosto de comida que vem no panelão, que vai na mesa e todo mundo se serve. Esse prato é perfeito pra isso. A receita abaixo serviu 2 famintos e 2 famintas, que podiam ter sido 5 ou 6. Ah, importante: são 3 momentos de preparo! Comecei na quinta de noite e servi no almoço de sábado.
Ingredientes
1 frango inteiro
400 g sal grosso
7 dentes de alho
3 cebolas médias
1 maço de hortelã
1 maço de manjericão
1/2 maço de salsinha
4 folhas de louro
23,6 folhas de coentro (sabem, né... tem gente que não gosta)
4 tomates picados
1, 2, 3 (ou 4, 5, 6...) pimentas de cheiro
Óleo de canola
Pimenta do reino
Colorau
Pra acompanhar
Arroz branco e farinha de mandioca pra fazer um pirão
Dia 1 - Quinta de noite - Salmoura
Corte a galinha pelas juntas, separando aqueles pedaços conhecidos (coxa, sobrecoxa, asa, peito). Eu cortei o peito em pedaços de uns 2 dedos de largura. A tarefa é dura, então quando terminar abra uma cerveja pra celebrar a vitória! Depois junte a galinha com uma cebola cortada em canoas, 3 dentes de alho inteiros, o louro e meio maço de manjericão (sem picar). Cubra com água e pra cada litro adicione mais ou menos uma colher de sopa bem cheia de sal grosso. Fechar e deixar na geladeira por 24 horas.
Dia 2 - Sexta de noite - Marinada
É sexta. Lave a galinha em água corrente, jogando fora tudo mais que tinha na panela. Depois do banho, perfuminho. Pique e misture com a carne: tomates, cebolas, alhos, metade do que sobrou do manjericão, salsinha e coentro. A hortelã e uma parte do manjericão eu deixei inteiros, com os galinhos (pra retirar mais facil no dia seguinte). Feche tudo de novo e volta pra geladeira. Importante: sem colocar água!
Dia 3 - Sábado, almoço! - Cozinhar
A ideia agora é separar a galinha dos picados (tomate, cebola, verdes picados...) e do perfume líquido que sobrou. Com exceção dos galinhos de hortelã e de majericão, nada mais é descartado. A seguir, quando o óleo estiver quente, frite a galinha até ficar meio dourada (nessa hora aproveitei pra tirar a pele). Vai sacando os pedaços já prontos do fogo, até que fique só o óleo quente.

Pronto! Agradeço a Julia, Pedro e Ana, amigos que dividiram a mesa comigo!
Ó só Daniel... Muito boa, e primorosa a produção. Vou testar!
ResponderExcluirOi, Daniel, bem vindo!!
ResponderExcluirJá fiz esta mesma galinhada várias vezes, sempre com bons resultados... Costumo processar todos os temperos, pra marinada ficar um pouco mais líquida.... Também já aconteceu de eu ter pressa e cozinhar o frango na pressáo... Mas a melhor vsão foi com frango caipira, quem tiver acesso deve experimentar.... E não deixem de fazer o pirão, que fica o máximo!!!
Daniel, esta receita tá bombando. Já foi vista por 131 pessoas até hoje (04/ago)!
ResponderExcluir