- espaguete grano duro (fica melhor que o outro meio molenga) - se acha difícil calcular as quantidades, uma boa base são 80-90 g por pessoa
- tomatinhos cereja (para duas pessoas, duas dúzias dá bem)
- 3-4 dentes de alho (em último caso use o do potinho da geladeira, sem sal)
- várias folhas de manjericão fresco
- azeitonas verdes ou pretas, a gosto (sugiro em metade do número dos tomates)
Ponha um boa quantidade de água para ferver com um pouco de sal em uma panela grande.
Enquanto a água ferve, lave os tomatinhos e corte-os ao meio - tanto faz cortar no sentido longitudinal (de cima abaixo) ou transversal (de atravessado), relaxe e curta a experiência. Reserve para usar na sequência.
Momento mais crítico - descasque os dentes de alho!!! Se quiser namorar depois do jantar, faça isso com uma faquinha debaixo de um fio d'água na torneira da pia, pois senão sua mão vai ficar um perfume característico a noite toda que é seguramente anticoncepcional. Pique em pedaços do tamanho que quiser e deixe de lado na tábua.
Pique as azeitonas (tire o caroço antes) e deixa no lado da tábua.
Lave o ramo de manjericão e separe as folhas - quantas quiser!
Nesta altura, a água já deve estar fervendo. Coloque o espaguete inteiro para cozinhar - não vá cair na tentação de quebrar ao meio para caber na panela. Quando for amolecendo, o espaguete se acomoda direitinho. Macarrão picado perde todo o elan. Fica muito cafona no prato depois!
Numa outra panela, esquente um pouco de óleo ou azeite de oliva (umas 2 colheres de sopa) e frite o alho picado (cuidado para não aquecer demais o óleo e queimar o alho, senão amarga). Junte as azeitonas e o tomatinho cortado e vá refogando tudo, mexendo com uma colher de pau com cuidado para não desmaxar e virar um "molho de tomate". O truque é abaixar o fogo e deixar os tomates cozinharem um pouco e soltar o suco sem desmanchar por completo. Tempere com uma pitada de sal e pimenta. Quando estiver quase pronto, junte as folhas de manjericão. Se sentir que já tá bom e o macarrão não cozinhou ainda, desliga o fogo e deixe na panela.
Quando o macarrão ficar pronto - tem gente que gosta "ao dende", mais para o durinho, e tem gente que gosta bem molinho - gosto é gosto - escorra em um escorredor de macarrão na pia (ou uma peneira funda). Um modo de ter certeza se está do agrado é puxar um fio de espaguete da panela e experimentar. Com um pegador de macarrão distribua as porções individuais de espaguete em pratos fundos e coloque um boa porção do molho (tomatinhos, alho, zeitonas, manjericão) sobre os montinhos de massa nos pratos.
Sirva na sequência para não deixar esfriar. E mangia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário