Translate

sábado, 3 de agosto de 2013

Lazanha da Vó Olga, com um toque contemporâneo

Esta é uma receita que passa na minha família de um para outro primeiro pelo coração. Depois ela pega na alma porque, além de divina, cria uma experiência de fazer junto que fica na memória!

Compartilho aqui especialmente porque marcou a estréia de fazer massa na nossa casa nova, com os amigos do coração Elisangela e Rodrigo, num bonito dia de domingo. Para a Elis foi um retorno à infância, com as lembranças de abrir massa com a família em Dracena. Já para o Rodrigo, foi a primeira vez que abriu massa, e arrasou - já pode se casar!

Aproveito aqui uma receita anterior da Juliana Boodts - "Massa Básica" (http://fizcomgosto.blogspot.com.br/2013/07/massa-basica.html), que é mesma receita que fazemos para a massa aqui em casa, e continuo a partir daí.

Ingredientes para o molho de tomate (pode ser feito com antecedência)

  • 2 latas (250-300 g) de tomates italianos pelados (sem tempero)
  • 1 cebola grande picada
  • 2-3 dentes de alho picado (pode ser 1 col. sopa de alho picado do "potinho da geladeira", sem sal)
  • folhas de manjericão (fica melhor com aquele italiano de folha gordinha)
  • 2 talos de cebolinha + 3 ramos de salsinha, picados
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • 10 dentes de cravo e 1 rama de canela em pau (coloque tudo dentro de um saquinho de gaze e amarre com barbante, como um bouquet garni, para poder retirar ao final do cozimento; se puder, uma boa dica é comprar um apetrecho próprio - um mesh tea ball - vide imagem, que também é muito bom para fazer chá)
  • sal e pimenta do reino a gosto (no final, para ajustar)


Frite a cebola em um pouco de óleo em uma panela alta até ficar transparente (use uma panela mais alta porque o molho espirra bastante quando está apurando e o seu fogão e paredes próximas vão ficar todos salpicados de joaninhas vermelhas). Acrescente o alho picado e frite mais um pouco. Adicione os tomates pelados picados em pedaços grandes, o caldo de galinha e uma xícara de água. 

Cozinhar em fogo médio para apurar - reduzir a água até engrossar. Pode colocar uma tampa entreaberta para evitar espirar. Retire o sachê de cravo e canela. Experimente e ajuste o sal, se necessário. Deixe esfriar.
O cravo e canela foi uma invenção do Eduardo Sabbatini nesta receita e o molho fica divino com isso. Se não gostar de cravo e canela, deixa de fora.

Ingredientes para o recheio da lasanha

  • 250-300 g de presunto gordo fatiado fino (pode usar presunto magro se preferir)
  • 250-300 g de mussarela fatiada fina (use queijo de boa qualidade, senão compromete a lasanha toda)
Você vai também precisar de um pirex ou uma assadeira grande e de borda alta para montar a lasanha.

Massa
Abrir a massa na maquininha de macarrão Se não tem uma, empreste a de um amigo para ver se gosta de abrir massa antes de se empolgar e inventar de compar uma! A Juliana mostra como abrir a massa na receita da "Massa Básica", mas coloquei as fotos da nossa produção aqui, que foi um show! Dá para começar direto na máquina, com uma bolinha de massa do tamanho de um limão.
Vá apertando o ponto da máquina após cada duas passagens da massa e passe até ficar bem fina. A lasanha feita com massa fina praticamente derrete na boca. Para quem nunca comeu lasanha de massa feita em casa, vai ficar difícil comer lasanha de massa industrializada depois disso!
Na passada final, coloque folhas de manjericão no meio da massa, dobre e passe de novo na máquina. Fica bonito e muito gostoso! Deixe a massa esticada sobre uma toalha polvilhada com farinha de trigo para secar um pouco.

Montagem
Para cozinhar a massa, use uma panela grande com bastante água e um pouco de sal. Nunca coloque o tal "fio de óleo" na água, senão a massa fica selada com o óleo e não pega direito o molho. 


Deixe a água levantar fervura e coloque 2-3 folhas de massa para cozinhar por vez. Quando está cozida a massa fica ligeiramente transparente e flutua. Se tiver dúvida, corte um pedaço e experimente o ponto. Depois das primeiras dá para pegar o jeito. Retire a massa cozida com ajuda de uma escumadeira e transfira para um recipiente com água fria para facilitar a montagem.
Coloque uma boa colher do molho no fundo da travessa. Estique as folhas de massa para cobrir toda a área da forma. Cubra com uma camada de queijo, uma de presunto e uma nova camada de molho. Dá para isso tranquilamente usando a massa já cozida enquanto uma nova batelada de massa está cozinhando. Siga fazendo esta montagem até chegar no nível desejado (uns 5 cm no máximo), mas nunca acima da borda da forma, senão demarra no forno. A camada final é de molho. Por cima, polvilhe queijo parmesão ralado ou lascas de mussarela.




Assar
Asse em forno médio (180-200 C) até começar a borbulhar e gratinar um pouco por cima. Como já está tudo cozido, precisa só derreter o queijo que está dentro da lasanha e a massa pegar gosto do molho.



Para acompanhar, bons amigos e um bom vinho tinto...

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário