Compartilho aqui especialmente porque marcou a estréia de fazer massa na nossa casa nova, com os amigos do coração Elisangela e Rodrigo, num bonito dia de domingo. Para a Elis foi um retorno à infância, com as lembranças de abrir massa com a família em Dracena. Já para o Rodrigo, foi a primeira vez que abriu massa, e arrasou - já pode se casar!
Aproveito aqui uma receita anterior da Juliana Boodts - "Massa Básica" (http://fizcomgosto.blogspot.com.br/2013/07/massa-basica.html), que é mesma receita que fazemos para a massa aqui em casa, e continuo a partir daí.
Ingredientes para o molho de tomate (pode ser feito com antecedência)

- 2 latas (250-300 g) de tomates italianos pelados (sem tempero)
- 1 cebola grande picada
- 2-3 dentes de alho picado (pode ser 1 col. sopa de alho picado do "potinho da geladeira", sem sal)
- folhas de manjericão (fica melhor com aquele italiano de folha gordinha)
- 2 talos de cebolinha + 3 ramos de salsinha, picados
- 1 cubo de caldo de galinha
- 10 dentes de cravo e 1 rama de canela em pau (coloque tudo dentro de um saquinho de gaze e amarre com barbante, como um bouquet garni, para poder retirar ao final do cozimento; se puder, uma boa dica é comprar um apetrecho próprio - um mesh tea ball - vide imagem, que também é muito bom para fazer chá)
- sal e pimenta do reino a gosto (no final, para ajustar)

Cozinhar em fogo médio para apurar - reduzir a água até engrossar. Pode colocar uma tampa entreaberta para evitar espirar. Retire o sachê de cravo e canela. Experimente e ajuste o sal, se necessário. Deixe esfriar.
O cravo e canela foi uma invenção do Eduardo Sabbatini nesta receita e o molho fica divino com isso. Se não gostar de cravo e canela, deixa de fora.
Ingredientes para o recheio da lasanha
- 250-300 g de presunto gordo fatiado fino (pode usar presunto magro se preferir)
- 250-300 g de mussarela fatiada fina (use queijo de boa qualidade, senão compromete a lasanha toda)
Massa




Na passada final, coloque folhas de manjericão no meio da massa, dobre e passe de novo na máquina. Fica bonito e muito gostoso! Deixe a massa esticada sobre uma toalha polvilhada com farinha de trigo para secar um pouco.
Montagem




Deixe a água levantar fervura e coloque 2-3 folhas de massa para cozinhar por vez. Quando está cozida a massa fica ligeiramente transparente e flutua. Se tiver dúvida, corte um pedaço e experimente o ponto. Depois das primeiras dá para pegar o jeito. Retire a massa cozida com ajuda de uma escumadeira e transfira para um recipiente com água fria para facilitar a montagem.


Assar
Asse em forno médio (180-200 C) até começar a borbulhar e gratinar um pouco por cima. Como já está tudo cozido, precisa só derreter o queijo que está dentro da lasanha e a massa pegar gosto do molho.
Para acompanhar, bons amigos e um bom vinho tinto...


Nenhum comentário:
Postar um comentário