Translate

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Minestrone.... Comfort soup prá aqueles dias em que você precisa exercitar as suas habilidades com a faca ou fazer um pouco de terapiaculinária....

                          
 



Pois é... Porque nem tudo na vida é vapt- vupt.... Minestrone é aquela sopa que te esquenta a alma e rende sempre um panelão pra dividir com amigos, família ou freezer. Eu já nem acho mais tão trabalhosa (porque um corte bonito e preciso faz sim TODA a diferença e caldo de cubinho ou industrializado aqui é PROIBIDO) mas como demanda alguns passos que podem ser mais demorados pra quem ainda tem uma certa dificuldade com a faca, seguem algumas dicas pra facilitar a vida e conseguir um resultado delícia.  Se joga nesta parada:

CALDO (facilitado pelo uso da panela de pressão, pode ser feito com antecedência e refrigerado ou congelado até o uso, também fica bárbaro pra risottos encorpados)

500 g de músculo em cubinhos BEM pequenos 
1 cebola grande picada grosseiramente
1 colher de chá de sal com ervas ou sal+2 folhas de louro+1 galhinho de tomilho
2 litros de água
Panela de pressão

1. Panela em fogo alto, fio de azeite: doure a carne deixando secar bem todo o líquido. Aquele marrom escuro é que vai dar uma cor bonita pro caldo, demora um tiquinho mas vale a pena... No meio tempo, descasque e pique a cebola e providencie as ervas e o sal.   Quando a carne estiver bem dourada, adicione a cebola, o sal e as ervas e deixe dar aquela " suada"... A cebola vai soltar todo aquele grudadinho da carne e ficar com uma cor linda...só então adicione a água e tampe a panela... Depois que começar a barulheira, conte 30 minutos e foi.... Aí é so retirar as folhas de louro e os cabinhos do tomilho e reservar.

 





INGREDIENTES PRO MINESTRONE

1 cebola grande
3 dentes de alho
2 tomates sem semente
2 talos de salsão
1 alho porró
1 batata grande 
1 cenoura grande
2 abobrinhas italianas pequenas
6-8 folhas de escarola
2 litros de caldo de músculo com a carne
2 xícaras de feijão branco já cozido (aqui vale usar o de lata, comprei o cannelini italiano)
1/2 xícara de massinha para sopa (da menorzinha)
Sal e pimenta a gosto
Salsa picada pra servir

Lave, descasque e escorra os legumes:


Exercício de paciência ou de habilidade:

Pique os legumes em cubinhos bem pequenos, os meus devem ter de 1/2 a 1 cm.  Só por boniteza ou frescura? NÃO!!!!! Quanto menor o tamanho mais rápido cozinham, mais bonita a apresentação e melhor se mesclam os sabores...isto é técnica e merece ser exercitada....


(Infelizmente o blogger não me permitiu adicionar um videozinho mostrando a técnica de corte, mas a foto ilustra a idéia...)

Separe os legumes por ordem de entrada na panela: sofritto (olhe no próximo parágrafo), mais duros (batata e cenoura) e mais macios... Mis en place (a arrumação dos ingredientes, por assim dizer) facilita a vida e funciona sempre (assim vc não esquece nada e não precisa sair caçando o tempero enquanto a sua panela começa a queimar)!


Panela grande, de fundo mais pesado, dose generosa de azeite, fogo médio:  refogue o " sofritto": alho, cebola, tomates, salsão e porró.  Tempere com sal, pimenta, uma pitada de ervas finas se tiver e quiser (ou mais tomilho fresco, que já foi usado pro caldo).  Quando esta base já estiver macia, adicione os legumes mais duros, o caldo, o macarrão e deixe cozinhar; adicione então a abobrinha e os feijões e teste o tempero, corrigindo o que faltar... 
Deixe a sopa ferver em fogo baixo por uns 15-20 minutos, até que o caldo engrosse um pouco ( tem todo o amido da batata, feijão branco e massinha, que deixam o caldo bem cremoso) e os sabores se mesclem bem....
Sirva MUITO quente, com um fio de azeite extra virgem e uma pitada de salsa picada ou se atire num parmesão luxo ralado na hora... Foi!


Nenhum comentário:

Postar um comentário